© Imagens Maria João Ferreira
FURAR A NEVE
FURAR A NEVE é uma instalação performativa criada a partir da ideia de extinção e dos discursos e mitologias contemporâneas a ela associados.
Nesta instalação apresentam-se outras performatividades que não as humanas e joga-se com a ideia de biodiversidade e de relações interespécies. Apropriam-se os discursos e mitologias contemporâneas sobre o fim, abandonando a perspectiva catastrofista e apocalíptica vinculada à não-ação para pôr em evidência as novas mitologias de subsistência do futuro.
Neste gesto de abandono, a importância de contar histórias e a criação de novas narrativas sobre o fim apresentam-se como uma alternativa à ideia de “fim da ficção” e como reativação da capacidade de ficcionar um futuro, que irremediavelmente conterá um termo, um finito, um caput, contrariando as ideias capitalistas e extrativistas sem fim à vista.
FURAR A NEVE é a segunda instalação do projeto MIRAGEM, em exposição entre Outubro e Dezembro de 2022 na Culturgest (Porto). É composta por três peças instalativas e 1 filme.
VER FILME AQUI.
19 FEV - 6 MAR
ZERO BOX LODGE, PORTO
INAUGURAÇÃO: 19 FEV | 19h
FICHA ARTÍSTICA
Instalação (Zero Box Lodge)
Criação: Joana Magalhães
Execução plástica: Susana Paixão
Design de luz e som: Vasco Ferreira
Produção Executiva: Maria Inês Marques
Vídeo
Realização, Guião, Produção e Direção de Arte: Joana Magalhães
Direção de fotografia: Paulo Pinto
Intérprete: Joana Magalhães
Produção, Caracterização e Duplo: Maria Inês Marques
Decoradora e assistente de platô: Susana Paixão
Execução de figurino: Paula Cabral
Captação de som, Banda sonora e pós-produção áudio: Vasco Ferreira
Edição de vídeo: Vasco Mendes
Apoios | República Portuguesa - Ministério da Cultura, Jardim Botânico da Universidade do Porto, Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Campus Paulo Cunha e Silva, Zero Box Lodge, Publivez
Agradecimentos | Diana Pereira, João Barreto, Mafalda Lencastre