NU #01

/ Teatro do Frio




“- Está a pensar em quê?
Estremeço, como que trespassada por uma flecha,
caio desde o cimo da montanha,
volto à superfície da tipografia depois de um imenso mergulho.
Acordou-me o relâmpago.
- Em nada, estava só a olhar..”

 



A exploração do conceito de drama sonoro - escrita dramatúrgica/ composicional que intenta uma gramática própria, relacionando voz, corpo, espaço, som e ficção, interessa-nos num gesto em continuum, atravessando projectos e temas. Por vezes a criação de espectáculos, performances, instalações acontece-nos como um relâmpago. Devolvidos à tipografia.

Com o projecto NU, projecto que nasce em Maio de 2020 e se prolonga até final de 2022, mergulhamos no questionamento da comunicação oral e escrita, essa “paisagem de múltiplas vozes” e múltiplos formatos que atravessamos e nos atravessam.

A versão #01 de NU, instalação performance apresentada no âmbito da programação de “Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade”, aprofunda relações acústicas entre a arquitetura do espaço de apresentação e potencialidades do dispositivo cénico que propõe, construído a partir de chapas de offset.

Indaga sobre relações entre impressão e expressão, paisagem e corpo, floresta e cosmos, natura e cultura, encontrando ecos das várias vozes que nos animam, registadas em formato áudio, vídeo e texto na edição que agora lançamos.

\Teatro do Frio

 

Lançamentos na Plataforma UMA
Semana 1 | 15 MAI, 14H30: peça sonora e galeria de fotos NU#01
Semana 2 | 22 MAI, 14H30 : vídeo da instalação performance NU #01
Semana 3 | 27 MAI, 21H30: publicação NU#01 e conversa live, no zoom com Teatro do Frio + UMA + convidados surpresa

 

A instalação performance tem direção artística de Rodrigo Malvar e Catarina Lacerda, dramaturgia e interpretação de Catarina Lacerda, composição de Filipe Lopes e Rodrigo Malvar, espaço Cénico de Filipe Tootill, objectos cénicos de Emanuel San, desenho de luz de João Abreu, produção executiva de Natasha Bulha Costa.

A publicação com design gráfico de Gil Mac, reúne composição original de Filipe Lopes, texto de Catarina Lacerda (onde ecoam as vozes de David Abram, Álvaro Laborinho Lúcio, e das tribos Cayuse e Apaches Ocidentais), vídeo de Miguel F. e fotografias de Miguel F. e João Duarte.

 

O Teatro Do Frio é uma estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes.

 


/ GALERIA DE FOTOS NU#01

© Miguel F.

NU#01 / PEÇA SONORA

 

plataforma.uma@gmail.com

LOGO-verde_mini