Incursão pelo arquivo #1
MULHER-ANFÍBIO: "A foto da praia foi em Lavadores, perto da casa Branca. A minha avó tem um filho ao colo, mas ainda faltam aí dois mais velhos. Está a minha avó e o meu avô, os outros são praiantes. A data: imagina a minha mãe, que está deitada com a minha tia, quantos anos ela teria? A minha avó morreu com 84 anos há 42 anos. A minha mãe morreu com 87 há 9 anos. Se as minhas contas estiverem certas a minha avó tinha 30 anos quando têve a minha mãe. A minha mãe dizia que nessa foto da praia tinha 5 anos. A minha mãe é a que está a tapar a cara; a outra é minha tia que perdeu o filho no Ultramar."
Léxico em 10 entradas. Porto, 7 de março de 2021, p. 26 (caderno de trabalho 1) + Conjunto de 12 matryoshkas russas em madeira pintada à mão.
PORTEIRA AMNIÓTICA: "A foto em que está com o bebé ao colo foi no Adro da Igreja de Canidelo. A data não sei, que eu não sei quem era o bebé. Eu esqueci de dizer: a minha avó sabia o dia que nasceu - 18 de Agosto. Mas não sabia o ano. Eu fui ao Registo e do tempo dela o Registo tinha ardido. Deram-lhe um ano entre o que tinha queimado, mas a minha avó não aceitou. Provavelmente era mais velha do que pensávamos."