Down the Rabbit Hole é uma série de conversas online, curada pela UMA, que propõe um diálogo com académicos e artistas portugueses e internacionais sobre um tema específico da sua pesquisa. Down the Rabbit Hole arrancou em junho de 2021, numa conversa com Sophie Lewis, e vai continuar com uma programação regular e um leque diversificado de convidados que nos farão mergulhar nalguns dos temas mais estruturantes da nossa contemporaneidade.

PLAY > 17 de NOV 21- "HYPERSPACE - A DELICIOUS, SPARKLING CREAM": PARA UM NOVO PARADIGMA DE DEMOCRACIA, QUEERNESS E BELEZA


Conversa online com Timothy Morton
17 de novembro 2021 / 21h (PT) / 16h (EST)

2021 foi o ano em que vários multibilionários voaram para lá da atmosfera terrestre, confirmando assim o investimento de grandes grupos privados no turismo e na exploração espaciais. Em Spacecraft, livro acabado de lançar, Timothy Morton revisita algumas das personagens e objectos mais icónicos do cinema sci-fi e do nosso imaginário espacial, como a Millennium Falcon, para resgatar o (hiper)espaço de alguns lugares comuns e narrativas culturais predominantes, pensando o seu potencial líquido, democrático e queer.

Nesta conversa com x autorx de Hyperobjects, Dark Ecology e Humankind falaremos de vários objectos como circlusão versus penetração, naves espaciais, utopia, lixo, buracos negros ou corpos não patriarcais.

Inscrição: 5€ / preencher o formulário de inscrição até dia 10 de novembro.

elia-pellegrini-y-XKTjFGySs-unsplash

NEXT > 19 de JAN 22 - RE-IMAGINANDO O MUNDO APÓS A PANDEMIA


Conversa online com João Pedro Cachopo 
19 de janeiro de 2022 / 21h (PT) / 16h (EST)

Nesta conversa, João Pedro Cachopo parte do seu último livro "A Torção dos Sentidos: Pandemia e Remediação Digital" para colocar a seguinte hipótese: a pandemia não é em si mesma o acontecimento. O acontecimento, precipitado pela conjunção de isolamento preventivo e uso exacerbado de tecnologias digitais, é a “torção dos sentidos" por meio dos quais nos imaginamos próximos ou distantes de tudo o que nos rodeia. Entre esses sentidos contam-se o amor, a viagem, o estudo, a comunidade e a arte. É pelo ângulo dessa hipótese, que é também uma provocação existencial e um desvio epistémico, que muitas das questões sobre a crise do coronavírus serão abordadas nesta conversa. De que modo a pandemia está a transformar as nossas vidas? Como podemos e devemos posicionar-nos ética, política e artisticamente perante essas transformações? No que toca às consequências desta emergência sanitária, em particular às que decorrem do aprofundamento da revolução digital, estamos tanto sujeitos ao acontecimento quanto somos sujeitos dele.

Inscrição: 5€ / preencher formulário de inscrição no site da UMA 

federica-galli-aiqKc07b5PA-unsplash


PREVIOUSLY > 8 de JUN 21 - AMNIOTÉCNICA EM TEMPOS DE CORONA?

Conversa online com Sophie Lewis
8 de junho 2021 / 21h (PT) / 16h (EST)

De que forma é que a pandemia de Covid-19 nos permitiu vislumbrar perspectivas radicais relativamente a questões de justiça reprodutiva, emergência nos cuidados de saúde em contexto capitalista, ecologia, e o agregado familiar privado e nuclear? Nesta palestra  online seguida de discussão com o público, Sophie Lewis irá interagir com uma seleção de obras de arte proposta pela UMA para abordar estas questões levantadas durante 2020, recorrendo também ao seu conceito de camaradagem aquosa, "amniotécnica".

Sophie Lewis vive em Filadélfia e ensina cursos de curta duração (abertos a todos) sobre feminismo, para o Brooklyn Institute for Social Research. Escreve crítica cinematográfica, análise ecológica, teoria queer e ensaios psicadélicos sobre cyborgs, sexo e cefalópodes. É doutorada em Geografia Humana e formada em Literatura, com mestrados em Ciência Política e Política Ambiental. O seu primeiro livro chama-se Full Surrogacy Now: Feminism Against Family. Sophie está no Patreon e no Twitter (@reproutopia).

polvo-1

plataforma.uma@gmail.com

LOGO-verde_mini