Cura

Cura (substantivo feminino), do Latim cura,-ae: cuidado, tratamento, inquietação, o/a guardador(a)

 

Cura_cover_c-Alexandre-Marinho

©Alexandre Marinho

 “A banheira provém de uma estirpe de outras banheiras, e constitui pelos seus caracteres hereditários, uma casta distinta, como a dos saltimbancos. Sem esse privilégio selectivo, de nascença, nenhuma mulher tomaria por ofício dar banhos, passando oito ou nove horas por dia,durante quatro meses do ano, metida no mar até ao peito. Esse regime de anfíbio, aparentemente inconciliável com a natureza fisiológica de qualquer mulher, favorece em vez de prejudicar a saúde das que se lhe submetem [...] pelo olhar límpido e profundo, como o de todos aqueles em que por muito tempo se espelhou a vastidão do céu e da água, essas possantes mulheres condizem bem ao aspecto do oceano e casam-se com ele.”
Ramalho Ortigão, Álbum de Costumes Portuguezes (1888)

Cura é um projecto áudio sobre uma narrativa que atravessa diferentes gerações familiares e sobre a memória encarnada na voz. Ao longo de grande parte do século XX, em Lavadores, a sul do Porto, Gracinda curou e cuidou da sua comunidade: mulher parteira/porteira entre a vida e a morte; mulher curandeira, guardiã de um compêndio de tratamentos e de um cancioneiro de orações; mulher banheira, resgatando o que o mar teimava em levar. Cura são as histórias de Gracinda, as memórias de Elvira, as vozes de várias mulheres. 

 

Um projecto de Maria Inês Marques

Concepção, escrita, narração e edição Maria Inês Marques

Histórias e voz Elvira Praça 

Fotografia Mafalda Lencastre

Música original Michael Costagliola

Montagem e pós-produção de som Maria Inês Marques

Participação especial Joana Magalhães, Mafalda Lencastre

Design gráfico Maria João Ferreira

 

Lançamento do álbum fotográfico: 18 de setembro de 2021 | Centro Social e Paroquial de Sto. André de Canidelo (Antiga Seca do Bacalhau)

 

#cavar#dig#profundezas#desconhecido#parto#espectro#útero#memória#vórtice#repetir#morte#boca

Parceiro institucional: 

Logo-MC-1

EP. 1 - AVISTAMENTOS DE UMA CIRCE

EP. 2 - A MULHER ANFÍBIO

EP. 3 - UMA PORTEIRA AMNIÓTICA

EP. 4 - MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

EP. 5 - BONITĀS BENEFICARUM

Gracinda teve uma vida extraordinária. Acompanhou quase todo o século XX português, cuidou da sua comunidade, teve nove filhos, mil e um trabalhos, e enfrentou coisas que a maior parte de nós nem imagina que existem. Com as suas histórias e palavras, marcou a memória da neta, Elvira. Nunca o soube, mas marcou a minha também.

Texto, narração, montagem e pós-produção de som: Maria Inês Marques; Histórias e voz: Elvira Praça; Música original: Michael Costagliola.

Trabalho, trabalho e mais trabalho. Mar, mar e mais mar. Carregou barcos a vapor, foi banheira, apanhou destroços e resgatou afogados. Gracinda manteve desde cedo uma relação umbilical com a água. Fotografias, memórias, antagonistas e histórias dignas de filme foram o mote para a nossa viagem neste segundo episódio de “Cura.”

Texto, narração, montagem e pós-produção: Maria Inês Marques; Histórias e voz: Elvira Praça; Música original: Michael Costagliola; Participação especial: Joana Magalhães e Mafalda Lencastre. 

“O mar abre e depois fecha”. Era assim que Gracinda da Mina explicava o momento expulsivo de um parto aos pais que esperavam assustados fora do quarto. Nadadora experiente e banheira profissional, Gracinda também ajudou centenas de recém-nascidos a navegar a transição entre o mundo amniótico e o nosso mundo, a esvaziar os pulmões de água e enchê-los de ar. Os serviços de pós-parto incluíam o cuidado com as parturientes e, claro, o baptizado. Assim era a vida de uma parteira no Portugal rural do século XX.

Texto, narração, montagem e pós-produção de som: Maria Inês Marques; Histórias e voz: Elvira Praça; Música original: Michael Costagliola.

Estamos em 2021 e estamos muito fartas. Felizmente, Gracinda – tal como outras badass gangstas que vieram antes de nós – deixou-nos o seu manual de sobrevivência para a mulher moderna num mundo velho, em apenas nove regras. Do trabalho à vida doméstica, passando pela auto-defesa e pelo desafio público – tudo o que precisamos de saber está neste "Book of Gracinda."

Texto, narração, montagem e pós-produção de som: Maria Inês Marques; Histórias e voz: Elvira Praça; Featuring: MC MILK; Música original: Michael Costagliola.

O último capítulo de CURA. As últimas histórias e memórias da vida de Gracinda, que foi forjada no poder das palavras, do gesto e da cura. Voltamos atrás no tempo, folheamos processos inquisitoriais, revisitamos a era das fogueiras, e destruímos o martelo das bruxas, porque as feiticeiras como Gracinda praticam a beleza do bem-fazer.

Texto, narração, montagem e pós-produção de som: Maria Inês Marques; Histórias e voz: Elvira Praça; Música original: Michael Costagliola.

inside-oasis
inside-oasis
inside-oasis

plataforma.uma@gmail.com

LOGO-verde_mini