BURACO NEGRO:
VIDA E MORTE

de NABIL IQBAL com banda sonora de JONATHAN ULIEL SALDANHA

Este JOGO INTERACTIVO permite-te alimentar um BURACO NEGRO e vê-lo morrer. Na primeira parte, tens um minuto para o alimentar. CLICA EM QUALQUER ZONA do ecrã para gerares as partículas que irão cair dentro do buraco, e ouve o piar das ondas gravitacionais que são produzidas. Na segunda parte, ASSISTE ao evaporar do buraco negro e OUVE O ESPAÇO SIDERAL DURANTE 5 MINUTOS. Durante este processo, tudo o que entrou no buraco acaba por emergir  completamente desestruturado. No final, o padrão de cores que emerge do buraco negro que criaste é único.

ATENÇÃO: Usa o computador ou tablet e mantém o SOM LIGADO!

NABIL IQBAL é físico teórico e ensina na Durham University, no Reino Unido. Os seus principais interesses são a física quântica (i.e. objectos que se mexem), a gravidade (i.e. objectos que caem) e a string theory (i.e. objectos que fazem ambas as coisas). 
JONATHAN ULIEL SALDANHA é músico, artista visual, construtor sonoro e cénico. Investiga zonas de intercepção entre a pré-linguagem, alteridade, ficção científica, o som enquanto vector de contágio e a tensão entre o sintético e a paisagem.



QUERES SABER MAIS SOBRE A FÍSICA E A BANDA SONORA DESTA EXPERÎENCIA INTERACTIVA?

Este jogo é uma representação estilizada das dinâmicas que compõem um buraco negro.

/ A primeira parte demonstra como é que objectos massivos interagem com um buraco negro e se movem na sua órbita. As regras que ditam este movimento estão muito próximas da verdadeira dinâmica dos objectos massivos num campo gravitacional. É de notar, por exemplo, a forma como as partículas entram numa espiral interna em direcção ao buraco negro. Isto acontece porque a sua energia colectiva radia na forma de ondas gravitacionais (aqui representadas através do som). Tentei representar quase realisticamente as mudanças de frequência e amplitude das ondas ao longo do tempo, num jogo que é divertido de jogar e de ouvir.

/ Este tipo de processo damático — em que buracos negros colidem e um engole o outro — acontece realmente no espaço sideral. As ondas que daí resultam e que se propagam pelo espaço-tempo conseguem ser detectadas na Terra através de detectores de ondas gravitacionais. O característico "piar" — que resulta da rápida elevação da frequência das ondas gravitacionais quando os dois corpos colidem — consegue ser ouvido na forma de ondas gravitacionais, facto que inspirou o tema para o primeiro ano de actividade da Plataforma UMA, "O NASCIMENTO DE UM BURACO NEGRO SOA AO PIAR DE UM PÁSSARO".

/ A segunda parte do jogo ilustra aquilo que acontece a um buraco negro quando está por sua conta. Começa a radiar todo o seu conteúdo num processo chamado radiação Hawking.  Na vida real, este processo é terrivelmente lento e nunca foi empiricamente detectado. Supõe-se que, durante o processo, toda a informação que entrou no buraco é baralhada — facto que decidi representar através da mistura de cores das partículas que são cuspidas. Supõe-se também que o padrão final da radiação Hawking — no nosso jogo, o círculo de cores à volta do espaço onde antes estava o buraco negro — retém a memória de tudo o que entrou no buraco, apesar de agora se encontrar codificada de uma forma confusa e desestruturada. Os pormenores desta "desestruturação" são ainda pouco claros e muita da pesquisa actual em física teórica é dedicada ao entendimento deste processo.

Nabil
Iqbal

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A peça sonora CYGNUS-X1 foi construída a partir da manipulação de ruído electromagnético proveniente do buraco negro Cygnus -X1, gravado em 2006 na Dwingelow Radio Antenna (CAMRAS), Holanda.

/ Um ouvido mecânico ouve fontes de rádio provenientes do espectro electromagnético cósmico ~ emanações de rádio fortes chegam-nos da constelação Cygnus e do seu buraco negro ~ o sinal que alimenta a antena é traduzido para white noise ~ o sinal deteriora-se pelo seu corpo electromagnético ~ escuta-se a máquina que ouve ~ O ruído foi progressivamente filtrado e feito ressoar através de uma série de objectos, uma sequência de traduções sonoras desde membranas flexíveis a cavidades internas.

/ Materiais de tradução:
∞ > electricidade > metal > cerâmica > madeira > pele > crânio de cabra > crânio humano > electricidade > ∞

Todos os sons foram gravados e manipulados por Jonathan Uliel Saldanha.
Masterizado por Frederic Alstadt.
Agradecimento especial a Regina de Miguel e ao projecto Nouvelle Vague Science Fiction.

Jonathan
Uliel Saldanha 

 

plataforma.uma@gmail.com

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